Blog

img

5 fatores que tornam fotos populares no Instagram

14 de Setembro de 2017 0 comentários

Examinamos atentamente algumas das nossas postagens mais populares no Instagram para tentar determinar o que faz com que uma imagem específica tenha mais likes do que outras. Daí veio a grande questão: existe uma fórmula mágica para uma imagem se tornar viral?

Infelizmente, chegamos à conclusão de que não tem um método certo, mas podemos nos aproximar muito do que seria o ideal para uma imagem se tornar popular no Instagram ao avaliar traços particulares das fotos com mais likes. Analisamos nossas imagens mais recentes e notamos algumas características interessantes. Abaixo, você encontrará cinco fatores importantes que fazem as pessoas apertarem o “like.”

Esta não é apenas a foto com mais curtidas no Instagram da Shutterstock – 3 mil cliques no total, mas também a imagem que mais rendeu comentários, foram 74. Se compararmos com a segunda imagem mais comentada, ela teve apenas 15 interações. Podemos dizer que essa imagem foi a mais popular por vários motivos, mas a razão principal do seu sucesso pode ser algo que podemos chamar de “fator de curiosidade pela National Geographic.”

A @NatGeo é a #1 do Instagram, tirando a conta de celebridades, claro, e tem quase 80 milhões de seguidores. Levando em consideração celebridades, ela está em #13. Quando se trata da rede social especializada em fotos, ela lidera o ranking, por isso, podemos aprender muito com a @NatGeo e seu livro "As fotos mais populares do Istagram", publicado no ano passado. As imagens mais populares da revista são divididas em quatro categorias: Wanderlust, Curiosity, Beauty e Marvel.

Em seu artigo para o New York Journal of Books, Marilyn Gates escreve: “A seção Curiosity atrai os fascinados pelo incomum ou simplesmente com vontade de aprender.” Uma receita para o sucesso: tire fotos que falem com seus espectadores – “Você sabia que [escreva um fato interessante aqui]?”

A fotografia acima, do colaborador lussiya, é um excelente exemplo. É válido afirmar que a maioria das pessoas não tem ideia de que a Rússia é o lar de milhões de quilômetros quadrados de floresta, mas a verdadeira singularidade é o fato de que a taiga (também conhecida como floresta boreal) é o maior bioma do planeta Terra, tirando os oceanos.

Enquanto a legenda diz bastante sobre a imagem, a própria fotografia chama a atenção. O fotógrafo David Guttenfelder, que tem mais de um milhão de seguidores no Instagram, declarou para a Feature Shoot que uma imagem famosa pode desvendar um pouco o que ele chama de “o que é isso?”. Cinco pessoas diferentes deixaram um simples comentário na imagem de lussiya que dizia “Wow.” Essa foto é incrível e faz com que a gente faça perguntas antes mesmo de ler a legenda. Como uma pessoa falou: “essa fotografia é uma raridade!”

Em média,imagens que possuem a cor azul tendem a receber 24% a mais de atenção do que as imagens com cores mais quentes, como o vermelho e laranja. Esse dado foi publicado há anos, quando uma startup chamada Curalate fez uma pesquisa com 8 milhões de fotos do Instagram para determinar qualidades que induzem usuários a apertar o botão de like.

Esse fato não é tão surpreendente quando você considera o fato de que a cor azul foi "nomeada como a favorita da humanidade" e a "cor favorita do mundo" por vários estudos internacionais. As pessoas se identificam com a cor azul e, nos últimos anos, pisicólogos tentaram entender o porquê.

Mas antes de ir adicionando imagens azuis a todos os seus posts do Instagram, esteja ciente de outro fator que faz com que as imagens de worachat sejam bem-sucedidas. Sua fotografia é “toda” azul, desde a água até a ponte e o céu. Não basta colocar alguém com uma camisa azul contra uma paisagem vermelha; ao contrário, acrescentar muitas cores a uma imagem pode ter um efeito negativo. Lembra da pesquisa de Curalate? Eles também descobriram que imagens com um único esquema de cores dominante tem uma perfomance 18% maior do que as que possuem um monte de cores.

O sucesso da fotografia acima pode ser um dos mais difíceis de se identificar, já que existem milhões de fatores a seu favor. Voltemos para a @NatGeo e seu livro “As Fotos mais Populares do Instagram.” Como Gates pontuou em seu artigo, a seção “Marvel” do livro é dedicada inteiramente a “fotos que causam surpresa, fascínio ou espanto.”

Se a imagem desse tigre siberiano, de Martin Mecnarowski, não te surpreende, nada mais o surpreenderá. É difícil entender exatamente onde o fotógrafo estava parado e como foi possível tirar essa foto. Como dito em um comentário: “espero que ele tenha usado uma lente de longa distância.”

Se você parar para ler a legenda, você aprenderá algo que torna essa bela criatura ainda mais surpreendente: tigres siberianos comem cerca de vinte quilos de carne por vez.

Mas não se trata apenas de admiração. A atemporalidade e a importância da própria imagem ecoam longe. Este ano tem sido de extrema importância para esses felinos, já que essa é uma espécie em extinção. Em fevereiro, uma jovem tigresa morreu na Rússia depois que de ter sido capturada em uma armadilha e morrido de fome. Em junho, o WWF lançou uma campanha em favor destes animais, na esperança de aumentar sua população selvagem para mais de 6.000 até 2022.

Essa fotografia foi postada no feed do Instagram da Shutterstock em 19 de abril, enquanto acontecia uma discussão internacional sobre tigres da Sibéria. As notícias atuais não são mencionadas na legenda, e nem precisam. A ameaça desta espécie é e deve estar no consciente das autoridades especializadas e também em fotografias que nos mostram o poder e a beleza desses animais incríveis.

As últimas “tendências NatGeo” são relacionadas ao termo alemão wanderslut, ou seja, a um desejo íntimo de viajar. Essa é a primeira sessão de fotografias que aparece no livro da @NatGeo. Enquanto escrevia esse post, uma incrível marca de 47.914.903 fotografias eram marcadas com a hashtag #wanderlust no Instagram. A cada intervalo de segundo que atualizo a página, esse número cresce.

As pessoas adoram sonhar em visitar lugares distantes; imagens de paisagens selvagens atraem nosso senso de escapismo e romance. E existem poucos lugares que cumpram bem esse papel como a terceira maior montanha do mundo, fotografada aqui por Samik Biswas. Quem não deseja ter uma vista dessas? Para os que não conseguem viajar, imagens são a única maneira de testemunhar o que existe de melhor pelo mundo.

 

Via: Shutterstock

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar