03 de Maio de 2018 0 comentários
Tanto o adesivo de vinil quanto o adesivo de papel são itens que podem ser usados para os mais diversos fins, com possibilidades que trafegam desde a personalização de brindes, adesivação de veículos, aplicação decorativa em paredes, vitrines, distribuição em campanhas, impressão de fotos, customização de objetos, embalagens e outra infinidade de opções.
Uma dúvida bem comum é sobre as diferenças e especificidades dos diferentes tipos de adesivos. Afinal, quais principais diferenças entre os adesivos de vinil e de papel?
Chamado de cloreto de vinila, policloreto de polivinilha, policloreto de vinil ou simplesmente vinil, este material é bem rentável e requer atenção no que diz respeito às suas aplicações e descarte.
Resistente, impermeável e flexível, estas são as características que mais se destacam para este tipo de adesivo. Ele também permite diferentes texturas e cores, e exige cuidados especiais no tocante à impressão, uma vez que jamais devem ser impressos em uma impressora comum que trabalhe com tintas pigmentadas e/ou corantes, por exemplo.
O adesivo de vinil tem um vasto leque de aplicações no mercado, sendo usado principalmente em superfícies como vidros, vitrines, decoração de ambientes, paredes, veículos, cuja aplicação necessite ou não que o adesivo seja recortado. Também muito utilizado para rotulagem de produtos que precisam ter contato com água ou que ficam expostos à ambientes úmidos ou mais agressivos.
O ideal é que se produza adesivo de vinil em impressoras de grande porte, que utilize tintas solventes, caso do plotter, por exemplo. Impressoras comuns não suportam a impressão de adesivo de vinil, podendo inclusive se danificar caso haja alguma tentativa neste sentido.
Apenas o uso de maquinário e tinta específicos são capazes de transpor a impermeabilidade do vinil, portanto, ao buscar por este tipo de material é preciso solicitar os serviços de uma gráfica especializada.
Mais usual e possui um custo mais acessível que o adesivo em vinil, mas em contrapartida, não oferece a mesma resistência e versatilidade.
As principais indicações para o adesivo de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembranças personalizadas, adesivos promocionais dentre outras aplicações. Em comparação ao adesivo de vinil, há ainda algumas ressalvas, por exemplo: o adesivo de papel pode enrrugar com umidade constante e ser for necessária a remoção ele deixará muito mais resíduo do que o adesivo de vinil.
Sendo assim, é comum que a utilização do adesivo de papel tenha seu foco para finalidades internas. Para situações onde o adesivo exige maior resistência, o vinil é sempre o mais indicado.
Via: Futura Express
Fotocondutor: Vida útil e Quando é o Momento Certo para Trocar?
07 de Maio de 2025Qual é o tipo de agenda que mais combina com você?
16 de Abril de 2025Por que investir em uma agenda ou planner em 2025?
13 de Março de 20257 de Fevereiro Dia do Gráfico: Por que foi escolhida essa data?
14 de Fevereiro de 2025