26 de Setembro de 2019 0 comentários
A impressão digital é nos dias de hoje, um dos métodos mais utilizados para a produção de materiais gráficos em geral. Permitindo a otimização de pequenas demandas, e promovendo maior agilidade, a impressão digital tem muitos pontos em seu favor, como por exemplo a constante inovação tecnológica.
Algumas pessoas ficam em dúvidas sobre quando devem ou não recorrer pela impressão digital, quais são seus benefícios e onde encontrar o serviço de impressão digital com qualidade superior. Falaremos sobre esses tópicos a seguir.
Antes de falarmos sobre os benefícios, é importante situarmos o que vem a ser a impressão digital. É a impressão obtida por meio de dados digitais transferidos diretamente do computador ou mídia de memória, para a impressora.
É um processo pelo qual se dispensa a gravação de uma matriz, chapa, fotolito, para que se possa produzir a impressão.
Há vários fatores benéficos em se adotar a impressão digital, um dos principais argumentos é a ótima qualidade que este método hoje em dia é capaz de produzir, graças aos avanços da tecnologia dentro do setor gráfico. Hoje não há nada que desabone a qualidade da impressão digital, muito pelo contrário, equipamentos atuais permitem uma excelente impressão em mídias diversas e ainda com o uso de dados variáveis.
A questão da versatilidade também conta a favor. Equipamentos sofisticados permitem impressão em substratos diversos, papéis lisos, foscos, cintilantes, texturizados, pvc, uma infinidade de mídias. A variedade de gramaturas que podem ser utilizadas por meio da impressão digital também é vasta, chegando até 300gr/m2, refletindo assim outro aspecto positivo de se optar por este processo de impressão.
Com o advento da impressão digital, foi possível a redução de custos, gerando maior economia. Isso ocorre pois ao se permitir a impressão de uma pequena tiragem, é possível renovar os materiais que necessitam da troca de informações, por exemplo, por meio de uma nova impressão, o que já não seria viável numa impressão em larga escala, cujos impressos ficariam defasados e seriam provavelmente inutilizados. Hoje com a necessidade da sustentabilidade, a impressão sob demanda é relevante, imprimir somente aquilo que se precisa sem desperdício. Esta ideologia vai de encontro ao processo de impressão digital.
A Impressão de informações variáveis, conhecida como Dados Variáveis (Variable Data Printing – VDP) permite a utilização de uma infinidade de dados e informações, tais como textos, nomes, fotos, imagens, códigos de barras, QRCodes, individualizando o impresso e tornando a propaganda sob medida para atrair o interesse do grupo certo de clientes em vez de ser dirigida para uma grande massa.
A impressão digital permite dentre tantas facilidades, a oportunidade de se criar conteúdos personalizados e diferenciados, especificando os materiais gráficos com dados variáveis.
Quem não gosta de ser tratado de maneira exclusiva? Cada impresso passa a ser único, assim como o cliente. Ao invés, por exemplo, de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.
Sendo assim, a impressão digital está cada vez mais inserida na realidade do setor gráfico atual, uma vez que este mercado demonstra a importância da comunicação segmentada, personalizada e individualizada.
Via: Futura Express
Fotocondutor: Vida útil e Quando é o Momento Certo para Trocar?
07 de Maio de 2025Qual é o tipo de agenda que mais combina com você?
16 de Abril de 2025Por que investir em uma agenda ou planner em 2025?
13 de Março de 20257 de Fevereiro Dia do Gráfico: Por que foi escolhida essa data?
14 de Fevereiro de 2025