12 de Novembro de 2021 0 comentários
As lojas de revelações eram, até uns anos atrás, as maiores responsáveis pelos contatos com as fotografias. Atualmente, com as câmeras digitais e smartphones, algumas pessoas abandonaram a prática de revelar fotografias. A maioria das fotos são compartilhadas nas redes sociais, por exemplo, ou ficam armazenadas no computador ou celular. Mas, ainda há quem goste de mostrar álbuns para os amigos ou família.
E que tal você, fotógrafo, começar a investir nisso? Consegue imaginar um livro ilustrado com as melhores imagens feitas por você? Se sua resposta foi sim, então está no lugar certo!
Montamos algumas dicas sobre o que é e como funciona um álbum fotolivro. Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!
O que é um álbum fotolivro?
O fotolivro é um modelo de álbum moderno que ficou conhecido, primeiramente, na Europa e nos Estados Unidos, e já está fazendo muito sucesso aqui no Brasil. Ele possibilita que as imagens sejam impressas diretamente nas páginas — e não mais coladas — e pode também receber uma cobertura transparente de proteção (laminação), aumentando o tempo de durabilidade das fotos.
Além da duração, o fotolivro apresenta um outro atrativo: a possibilidade de escolher recordações de forma criativa, pois permite o acréscimo de textos, figuras, tags ou um nome. Por isso, ele é uma ótima opção para fotógrafos que querem impulsionar de forma criativa os seus trabalhos!
Por que trabalhar com fotolivro?
Como falamos, trabalhar com fotolivro é interessante porque possibilita que pessoas contem histórias, sejam elas sobre amor, festas de casamentos, famílias, viagens ou, até mesmo, nascimento dos seus filhos.
Outras vantagens de se trabalhar com o álbum no estilo fotolivro, são:
- maior possibilidade de personalização;
- alta durabilidade do material acabado;
- maior segurança com relação ao arquivamento das imagens.
Quais as principais diferenças entre o “álbum comum” e o fotolivro?
É normal que pessoas — inclusive fotógrafos — confundam fotolivro com o álbum fotográfico comum. Há, no entanto, algumas diferenças entre esses dois álbuns.
Segurança
Com um álbum comum, as fotos são colocadas em saquinhos e, por isso, elas podem acabar caindo e ficando danificadas. No fotolivro, como as fotografias são impressas diretamente nas páginas, a segurança do material será muito maior!
Durabilidade
Como já mencionado, devido à diferença de materiais, o fotolivro tem uma maior resistência e é muito mais durável que um álbum comum. Isso acontece porque o material que é utilizado para fabricá-lo é muito superior. As impressões tem durabilidade de mais de um século, as capas são elaboradas com materiais robustos e o processo, além de tudo, tem um impacto ambiental muito menor do que o tradicional (uma vez que não usa químicos para a revelação das fotos).
Estilo
Ao contrário de um álbum normal, um fotolivro tem muito mais opções de estilos, apresentando características únicas. Sendo assim, você pode montá-lo de acordo com as escolhas do seu cliente. Para o álbum tradicional, por exemplo, as imagens costumam ser impressas em papel fotográfico, e entre as páginas existem divisórias — o que dificulta, na maioria das vezes, a visualização das fotos.
Já no fotolivro, as imagens são impressas diretamente nas páginas que costumam ser, normalmente, em papel couché. As páginas não possuem divisórias e são mais flexíveis. Ou seja: adeus fotos caindo por todos os lados da casa!
Outra característica marcante dos fotolivros é a possibilidade de se utilizar as mais diferentes capas, desde as pensadas e impressas com imagens até aquelas que se utilizam de materiais nobres como o couro e a madeira. Isso sim que é estilo hein.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre um álbum fotolivro e álbum comum, pode começar a oferecer esse serviço para os seus clientes! Mas não se esqueça: é importante contar com uma ajuda profissional especializada.
Via:Blog Indimagem
Fotocondutor: Vida útil e Quando é o Momento Certo para Trocar?
07 de Maio de 2025Qual é o tipo de agenda que mais combina com você?
16 de Abril de 2025Por que investir em uma agenda ou planner em 2025?
13 de Março de 20257 de Fevereiro Dia do Gráfico: Por que foi escolhida essa data?
14 de Fevereiro de 2025