30 de Setembro de 2015 0 comentários
Qualquer projeto gráfico deve conter textos em sua composição. A mensagem escrita ao ser impressa, passa a estar documentada expressando grande valor. A escolha da fonte adequada a cada projeto deve ser norteada por vários fatores, como legibilidade por exemplo.
As letras com hastes regulares são muito legíveis sendo apropriadas para títulos e chamadas enquanto as serifadas são mais utilizadas para textos corridos, facilitando a fluidez da leitura.
No fechamento dos arquivos para saída é importante conhecer os tipos de fontes digitais para fazer a escolha de forma adequada. O ponto mais importante deste assunto é a compatibilidade das fontes com a linguagem PostScript, disponível em todos os dispositivos de saída como imagesseter (para fotolito), platesseter (para chapa) ou impressão digital.
Existem três tipos de fontes digitais: Type 1, Tipo 1, PostiScript ou Adobe, True Type e Open Type.
Fonte Type 1 (Tipo 1, PostScript ou Adobe)
É a primeira fonte digital. Foram desenvolvidas pela Adobe para serem compatíveis com a linguagem PostScript. Cada fonte é formada por dois arquivos distintos, um com extensão PFB, utilizada para impressão e outra com extensão PFM, utilizada para tela.
Este tipo de fonte possui 256 caracteres e não são multiplataforma, ou seja, se o usuário estiver utilizadando o MacOs terá que instalar as fontes compatíveis com este sistema operacional enquanto que os usuários de Windows devem instalar as fontes para este sistema.
Fonte True Type
Desenvolvidas pela Apple e pela Microsoft como fontes de sistema não são compatíveis com a linguagem PostScript. Para que o arquivo seja interpretado na saída, estas fontes devem ser convertidas em curvas, internamente. Isso pode ocasionar serrilhamento em corpos acima de 40 pontos ou cerca de 10mm de altura.
É formada por um arquivo único de extensão TTF, utilizado tanto para tela como impressão.
Importante: por serem fontes de sistema não devem ser apagadas pois são utilizadas pela sistema operacional.
Similar a fonte Type 1 a fonte True Type possui 256 caracteres e não é multiplataforma.
Fonte Open Type
Também conhecidas como True Type 2, foram desenvolvidas pela Microsoft e Adobe. Possui um único arquivo para impressão e visualização com extensão OTF ou TTF se for resultante da conversão de uma fonte True Type.
Compatível com a linguagem PostScript nível 3, as fontes Open Type possuem 65.000 caracteres e é multiplataforma, ou seja, pode ser instalada tanto em MacOs quanto em Windows.
A escolha de fontes confiáveis e de qualidade garantem um bom resultado na saída dos arquivos dos seus projetos gráficos.
Fonte: Portal Chambril
Fotocondutor: Vida útil e Quando é o Momento Certo para Trocar?
07 de Maio de 2025Qual é o tipo de agenda que mais combina com você?
16 de Abril de 2025Por que investir em uma agenda ou planner em 2025?
13 de Março de 20257 de Fevereiro Dia do Gráfico: Por que foi escolhida essa data?
14 de Fevereiro de 2025